Como bom contabilista, está convencido do valor acrescentado da faturação digital. Fez os esforços necessários para se adaptar a ela, e quer que os seus clientes o sigam. Mas como os convence e motiva a começar esta transição?
Com este blog, contatamos consigo e oferecemos-lhe um plano de ação que o ajudará a apoiar eficazmente os seus clientes na digitalização da sua administração e faturação.
Plano de ação
1. Informar os clientes
O primeiro passo para envolver os seus clientes na digitalização da sua atividade consiste em informá-los. Explique-lhes, numa newsletter, a sua forma de trabalhar, como a digitalização o ajudou a crescer, e as ferramentas digitais que utiliza e recomenda. Através de e-mail, o gestor de casos pode enviar o máximo de informação concreta possível sobre a implementação da digitalização. Pode também resumir as possibilidades e vantagens da faturação digital e indicar aos seus clientes que pode ajudá-los durante todo o processo.
2. Envolva toda a sua equipa
Para que este apoio ocorra de forma ótima, todos os membros do seu gabinete devem aderir ao conceito de digitalização. A informação e a formação são essenciais para isso. Se possível, nomeie um gestor de projeto, alguém que já esteja convencido do valor acrescentado de uma administração sem papel. Esta pessoa deve ser capaz de argumentar a favor da digitalização, reunir os seus colegas e treiná-los nesta nova forma de trabalhar.
3. Segmentar os seus clientes
Assim que os seus clientes forem informados e a sua equipa estiver mobilizada, pode começar a embarcar os seus clientes na aventura. Não é necessário convencer todos os clientes ao mesmo tempo, exceto os novos.
Depois, oriente-se a clientes que:
- Já lhes enviou determinados documentos eletronicamente;
- Terão mais facilidade em digitalizar os seus processos através da sua entidade jurídica (por exemplo, sociedade de gestão ou profissões independentes);
- Requerem muito tempo e energia. Se pedir a alguns deles para digitalizar os seus documentos, você e os seus colaboradores perceberão imediatamente o valor acrescentado criado pelo enorme tempo poupado.
4. Treinar clientes
Uma vez que os seus clientes estejam prontos para dar início à transição, é importante acompanhar da melhor forma e ensinar-lhes os métodos de trabalho certos. Existem diferentes formas de treinar os seus clientes no processo de digitalização.
- Pode organizar um evento no seu gabinete. Esta é uma oportunidade de estabelecer laços com os seus clientes, para convencer vários ao mesmo tempo, mas requer uma determinada organização.
- Pode visitar o cliente para dar um suporte mais personalizado. Uma opção mais morosa e menos eficiente, uma vez que visa apenas um cliente de cada vez.
- Pode organizar webinars. A opção ideal para chegar ao máximo de clientes com um mínimo de organização. Este formato permite-lhe também identificar clientes que precisarão de um suporte mais personalizado.
- Também saiba que pode contar com a Banqup. O nosso serviço de apoio ao cliente está à sua disposição e estamos a organizar webinars semanais para contabilistas e empreendedores, fornecendo tutoriais e um manual do utilizador.