Há algum tempo que passamos por uma transformação digital e as empresas não se podem dar ao luxo de ficar para trás. Então, é hora de criar um site ou até mesmo um e-commerce. Mas qual é a melhor maneira de começar? E o que precisa considerar? E vai escolher um site informativo ou também vender online?
5 passos para a criação de uma página web ou um e-commerce:
1. Compre um nome de domínio.
Se ainda não o fez, este é um primeiro passo muito importante. Pode utilizar o nome de domínio para a sua página web e o seu endereço de e-mail. Por exemplo, o domínio seria www.mybusiness.com e o endereço de e-mail seria info@mybusiness.com. Um nome de domínio não é uma grande despesa, por isso pode ser útil comprar diferentes variantes do nome da sua empresa, por exemplo, my-business.com. Assim, se alguém tentar navegar para o site usando a ortografia errada, você pode ter os domínios alternativos redirecionados para o site correto. Como fazê-lo é muitas vezes explicado depois de iniciar sessão após a compra do seu domínio.
Verifique se o seu nome de domínio ainda está disponível www.dominios.pt .
2. Que informação precisa o seu cliente?
O que vou vender e a quem vou vendê-lo? Comece pequeno e expanda se tudo correr bem. Tem um e-commerce? Em seguida, comece com uma seleção de produtos para ver como vendem. Veja se as encomendas entram corretamente, se pode processá-las a tempo e se existem quaisquer custos que não tenha tido em conta. Uma vez que a loja web esteja a funcionar, pode expandi-la. Tem um site informativo? Certifique-se de que descreve bem o seu produto ou serviço e utiliza palavras-chave relevantes. Isto ajudará a garantir que chega às pessoas certas.
3. Faça um plano de ação.
Se quer gerir um e-commerce, precisa de um plano de negócios, como um negócio físico. O que vai fazer, qual é o grupo-alvo, que concorrência existe, qual é o processo operativo para o envio de uma encomenda, quantas encomendas espera num determinado período, como vai promover o site...?
Se optar por um e-commerce, também tem de considerar questões de transporte. Como vai embalar os artigos, que seguro vai fazer, que operador logístico vai usar para o envio, e os envios internacionais...?
4. Encontrar suporte técnico
Construir um website pode parecer muito complexo para alguns empreendedores; outros apenas encontram uma ferramenta e adicionam-lhe algo para poder começar. Há várias questões a considerar.
Está a lançar um novo produto que levará a uma avalanche de pedidos? Se for esse o caso, o seu e-commerce pode não ser capaz de lidar com isso. Portanto, é uma boa ideia procurar apoio técnico.
5. Obrigações legais
Um site está vinculado a várias obrigações legais. Por exemplo, é obrigatório fornecer termos e condições gerais, indicar a identidade da sua empresa no site e adicionar uma política de privacidade e cookies. Você pode encontrar bons modelos para isso on-line.
Num e-commerce, deve também haver informações sobre opções de pagamento, prazos de entrega, garantias e possibilidade de devolução dos produtos. Esta informação deve ser fácil de encontrar para o cliente.
Alguns conceitos importantes a considerar
Durante a sua pesquisa, poderá encontrar uma terminologia que é nova para si. Alguns termos são importantes que conheça para a construção do site. O mais importante é:
CMS (Sistema de gestão de Conteúdos)
Para construir um website, precisa de um sistema de gestão de conteúdos. Contém campos que pode preencher (o 'back end' do website) e que são depois exibidos no site (a 'front end' do website). Quanto mais complexidade quiser, mais caro fica. Na maioria dos casos, pode começar com uma solução CMS gratuita.
Design responsive
Crie um website que se adapte automaticamente ao dispositivo em que é visualizado. Se tiver uma foto com texto ao lado, estas serão exibidas debaixo uma da outra na vista de telemóvel.
Muitas aplicações de construção de websites aplicam isto automaticamente ou dão-lhe um menu suspenso para ajustar os blocos de acordo com o dispositivo em que o site é visto.
Breadcrumb
Estes são parte da navegação. O termo "breadcrumb" (migalhas de pão em inglês) remete para o conto de fadas de Hansel e Gretel que queriam deixar um rasto para que pudessem encontrar o caminho de volta. Também é importante encontrar o seu caminho em torno de um site. Se você oferece produtos ou serviços dentro de uma categoria específica, é útil para o visitante ser capaz de clicar um passo para trás na navegação.
SEO (Search Engine Optimization)
Criar um website é um primeiro passo importante, mas o seu site também deve ser fácil de encontrar. O SEO (Otimização do motor de busca) é, portanto, muito importante. Use no seu website as palavras-chave que os seus clientes procurariam. Além disso, dê a todas as imagens um nome relevante. Quanto mais informações fornecer (incluindo informações técnicas como títulos de página, URLs...), maior é a probabilidade de aparecer no topo dos resultados da pesquisa.
Existem muitas ferramentas - gratuitas e pagas - que podem ajudá-lo a fazer isso. Basta pesquisar no Google por 'ferramentas SEO'. Os sites no topo são aqueles que aplicaram as regras e usaram o SEO com sucesso.
SEA (Search Engine Advertising)
Além da pesquisa orgânica (quando as pessoas pesquisam no Google), também pode destacar o seu website no Google ou em outros locais. A utilização do SEA (Publicidade do motor de busca) permitir-lhe-á licitar palavras-chave e ser mostrado no topo. Por exemplo, tem uma loja de donuts que também entrega? Em seguida, você pode licitar palavras-chave como 'donuts', 'donut delivery', 'donut vegan', 'faça o seu próprio donut' ou 'ingredientes donut'.
O próprio Google partilha dicas sobre como fazer o melhor uso desta facilidade: consulte aqui.
Google Analytics
Copiar um código do Google para o seu website permite-lhe rastrear os visitantes*. Cada visitante deixará um vestígio anónimo das páginas que visitou e por quanto tempo. Avalie regularmente o seu website com base no Google Analytics de forma a otimizar o website e a sua facilidade de navegação.
Algumas ferramentas que podem ajudá-lo
Existem, naturalmente, muitas formas de criar um website ou um e-commerce. Também são recomendados outros softwares, dependendo do tipo de página que queira criar. É importante que uma webshop tenha um site que possa ter os níveis de stock em conta, por exemplo.
Algumas aplicações úteis para fazer um website ou e-commerce: