O público português está a tornar-se cada vez mais apreciador de faturas eletrónicas, de acordo com estudos recentes. Não só os cidadãos receberam mais faturas eletrónicas no ano passado, como a sua confiança na faturação eletrónica também aumentou claramente.
A falta de confiança global nas plataformas de faturação eletrónica na nuvem têm sido um obstáculo. Em 2020, três em cada quatro belgas preferiram receber as suas faturas eletrónicas por e-mail. Plataformas e aplicações que lhe permitem gerir faturas, até recibos ou cartões de fidelização, no entanto, ainda ficam um pouco para trás. Vale também a pena notar que a preferência por usar uma plataforma ou aplicação diminui à medida que a idade aumenta. Por outras palavras, ainda há trabalho a fazer para garantir que os belgas mais velhos estejam de acordo com a nossa história digital e encorajá-los a dar o passo no sentido de uma Faturação Eletrónica genuína, plena e, sobretudo, eficiente.
Aceleração digital
Claro que 2020 não foi um ano normal, para dizer o mínimo. A crise da COVID’19 acelerou a transição digital em geral. Assistimos também a um aumento significativo do número de compras online, o que ajuda a explicar o aumento das faturas eletrónicas. No entanto, o impacto da pandemia não se limitou à economia: a necessidade de os cidadãos comunicarem digitalmente também se expandiu e se tornou mais convincente.
Tudo isto criou um clima especial em que os consumidores estão mais abertos à inovação digital, incluindo a faturação. Um em cada cinco participantes no inquérito nem sequer esperou que os seus fornecedores tomassem a iniciativa; eles próprios deram os passos necessários. Por outras palavras, não só a utilização de faturas eletrónicas está a aumentar, como a perceção da faturação eletrónica também está a evoluir de uma forma decididamente favorável . Isto também é sublinhado por Erwin De Pue, Diretor-Geral do DAV: "Hoje, sete em cada dez pessoas acham o Faturação Eletrónica muito fácil de usar, o que é um aumento de 19% em relação a 2019."
Aumentar a confiança digital
Embora o aumento da fatura eletrónica tenha acelerado em 2020 e a confiança na faturação eletrónica tenha aumentado visivelmente entre um de cada três belgas, a faturação eletrónica ainda está longe de ser a norma. Ele destaca claramente as vantagens mais importantes: "A utilização da faturação eletrónica pode reduzir drasticamente as cargas administrativas para os cidadãos e as empresas." Além desta simplificação administrativa, a Faturação Eletrónica oferece também "a vantagem da redução do consumo de papel e, portanto, de uma verdadeira mais-valia para o ambiente".
"É precisamente por isso que temos de prestar mais atenção à criação de confiança em torno das aplicações digitais", conclui o secretário de Estado. Paradoxalmente, a confiança dos belgas na Internet não cresceu no último ano, embora a utilização da faturação tenha visto um forte crescimento em resultado da pandemia COVID’19. Por último, o Secretário de Estado quer também reduzir a divisão digital entre pessoas com mais de 55 anos e pessoas socialmente vulneráveis. Estas são duas ambições importantes que só podemos apoiar.
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